Doces Coventuais
twitter facebook rss

Pão de Ló de Alfeizerão

Uma das mais populares receitas de pão-de-ló, apreciado em todo o país. Tem como principal característica ao contrario de outros Pães de Ló o facto de não ser seco e revelar no seu interior um creme. Ao que parece a receita original pertencia às freiras do Convento de Cós. Ao que parece tudo começou no dia em que o Rei Dom Carlos visitou Alfeizerão, foi chamada uma senhora, conhecedora da receita original, para confeccionar um pão-de-ló para o rei. Mas a pressão sentida com a visita real foi tal que a cozedura ficou incompleta e, ao contrario do esperado, o erro resultou num enorme sucesso que mereceu a preferência real e o aplauso de todos os presentes, nascia assim o pão-de-ló de Alfeizerão. Segue-se a receita:

pao de lo alfeizerao
INGREDIENTES

  • 100 gramas de açúcar
  • 6 gemas
  • 2 ovos
  • 50 gramas de farinha

PREPARAÇÃO

  1. Batem-se os 2 ovos inteiros, o açúcar, as 6 gemas numa tigela e bate-se tudo muito bem (cerca de 10 minutos com batedeira eléctrica) até a mistura ficar esbranquiçada.
  2. De seguida adicione a farinha bem peneirada e envolva a massa na farinha de baixo para cima.
  3. Depois deita-se a massa em pequenas formas forradas com papel manteiga
  4. Leva-se a cozer em forno quente (235ºC) durante 4 a 5 minutos para formas pequenas e caso opte por forma grande cerca de 10 minutos. Retira-se do forno e desenforma-se.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Submitted in: Receitas | Etiquetas:, , ,